Pensei em criar esse blog para relatar as histórias que virão a acontecer nos próximos meses a bordo à trabalho em um cruzeiro pelo mediterrâneo e também compartilhar algumas dicas e impressões da vida a bordo e também dos locais visitados.
Esta vontade em trabalhar em um cruzeiro já passou pela minha cabeça por diversas vezes desde que conheci alguém que teve essa experiência - acho que por volta de 2008 quando tinha 20 anos e não sabia o que realmente estava fazendo da vida. Na verdade, nunca entrei em um Navio de Cruzeiro, no máximo vi um, durante a travessia Santos-Guarujá pela balça.
Isto realmente me despertou novamente há um ano, durante aquelas inquietações de querer viajar pelo mundo e ao mesmo tempo ter uma vida produtiva e satisfatória. Sempre que falava sobre essa carreira de navio as pessoas falavam: "é a sua cara, você esta livre e solto no mundo sem nada que te prenda... e tem o mais importante: a vontade". Bom, então para começar procurei no Google: "trabalho navio" - li a primeira matéria sobre o que era necessário e logo que encontrei a primeira agência já entrei no site e cadastrei meu currículo.
No dia seguinte já recebi um e-mail que fui aprovado para a primeira entrevista via Skype em inglês e alguns vídeos sobre o processo. A principal indicação para a entrevista é saber em qual departamento e qual função você tem qualificações para trabalhar, cada um com suas pré-qualificações mínimas.
Neste momento que percebo como foi boa essa espera para tomar a decisão de levar a sério esse processo. Para realizar algumas coisas precisamos estar maduros. O pré-requisito mais importante é o Inglês - o qual eu estava num processo de aprendizagem constantes, lendo, assistindo e sempre que tinha a oportunidade, conversando com alguém. Mas mesmo assim ainda com certa insegurança. A posição que eu almejava era como Lightning Technician - o qual pede um inglês avançado e bom conhecimento técnico da área.
Mesmo levando em consideração trabalhar em outras áreas que não é necessário um inglês bom, fui aprovado para a próxima fase de entrevistas junto a Cia na posição que queria - uma via Skype com o RH e outra mais técnica e presencial. Algo muito importante em entrevistas que aprendi desde a primeira que fiz uma, é a de sermos nós mesmos. Nesse ponto, percebo outro fator que ajudou nesse tempo de espera e aprendizado, todos os trabalhos pelos que passei me moldaram para a carreira que eu estava seguindo - a formação em Tecnólogo em Eventos, o trabalho em eventos corporativos em hotéis, e o meu "trampo-hobbie experimental" como Iluminador. Na entrevista técnica, acabei sendo aprovado como Lounge Technician que penso ter sido melhor do que começar logo como Lighting, o que me dará a oportunidade de ter mais contato com outras áreas no navio.
Após essa fase de entrevistas, começaram as correrias. Minha aprovação foi em setembro e como a temporada de navios no Brasil começava em novembro, a ansiedade de achar que logo embarcaria começa a bater. Um problema dessa fase é que, a sua data de embarque pode demorar mais do que você imagina e se prepara, tendo que talvez abandonar o trabalho para poder realizar os treinamentos - o que foi meu caso.
Algumas Cia's possuem um curso de uma semana sobre suas políticas internas e de preparo para a vida abordo - realizei o RFE da Costa. Não é cobrado nada, mas os custos de viagem e hospedagem são por nossa conta. Essa é uma fase bem legal para ir se acostumando a ficar longe de casa e também conhecemos uma galera que esta embarcando, algumas já com experiência que passaram por outras Cias e aqueles perdidos de primeira viagem como eu.
Turma Compass 22 na Etec das Artes - SP
Outro curso exigido é o STCW que também tem a duração de uma semana - feito com a RioShip. Este é pago pelo participante (por voltar de R$ 1100,00). O certificado leva em média uns 40 dias para ficar pronto, pois deve ser assinado pela Marinha Brasileira.
Finalizado tudo isso, chega a parte mais legal: esperar a data de embarque. É um tal de e-mail toda semana para a agência cobrando, perguntando, questionando e o melhor que recebemos é um 'estamos verificando com a Cia'.
Turma do STCW.
Pois bem, terminei o processo e recebi meus certificados no meio de novembro/14 e fui receber minha data no final de fevereiro/15 - previsto para maio/15. Já era alguma coisa, esperar mais um pouco não ia doer. Eis que uma semana depois chega outro e-mail adiantando o embarque para abril/15, acompanhado de contrato e encaminhamentos para realizar os exames médicos. Posso dizer que esse é um dos momentos pré-embarque que tu realmente percebe no que esta se metendo!
Mais um pouco de gasto com os exames médicos (que pelo menos a Cia reembolsa - R$400) e cá estamos na contagem regressiva. Ainda falta receber os exames para a Cia liberar a passagem aérea e informações complementares.
O meu embarque esta programado para o dia 08/04 no Costa NeoClassica em Veneza. Agora é respirar fundo, fazer as despedidas e partir nessa aventura por um dos berços da navegação e das civilizações.
Até logo!


Que legaaal All! Muito bom e inspirador ver esse seu amadurecimento atrás de um objetivo! Espero em breve alcançar esse nível rs beijos e ótima viagem! Vou acompanhar sua experiência por aqui ;)
ResponderExcluirValeu Manda :) Vou te enviar mandar fotos se ver algumas baleias ou golfinhos pelo caminho <")
ExcluirFico feliz em saber que tudo está dando certo. E que você tenha uma grande experiencia profissional e pessoal neste trabalho, adquirindo conhecimentos e se relacionando com pessoas de varias culturas. E que tudo isso te engrandeça e leve você a realizar os seus sonhos. E que o Mestre Jesus te ilumine e te acompanhe nesta nova etapa de sua vida. Um grande abraço.
ResponderExcluirMuito obrigado tio Walter! Vou levar vocês em pensamento nessa nova aventura - e espero que logo vocês possam fazer um passeio por lá ou por aqui comigo.
Excluir